Inauguração do Monumento ao General Osório na atual Praça XV de Novembro
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
No dia 12 de novembro de 1894, dois anos depois da Proclamação da Republica no Brasil, foi inaugurado o Monumento ao General Osório na atual Praça XV de Novembro, no centro do Rio de Janeiro.
Reconhecendo, assim, a importância militar da Tríplice Aliança, acordo que unira Brasil, Argentina e Uruguai contra seu inimigo comum na Guerra do Paraguai (1864-1870), levando o trio de aliados à vitória. Tal aliança havia sido pouco valorizada pelo Império.
Foi em 1887 que o escultor Rodolfo Bernardelli recebeu a encomenda de criar uma estátua em homenagem ao general Manuel Luís Osório (1808-1879), militar que organizou e comandou as vitoriosas tropas brasileiras que invadiram o Paraguai durante a guerra.
Mas foi somente em 1890 que o artista enviou o modelo da obra a Paris – isto é, após a proclamação da república – para ser fundida nas oficinas Thibaut, com o bronze dos canhões tomados do inimigo.
Quando de sua morte, em 1879, o corpo de Osório havia sido embalsamado e levado para o Asilo dos Inválidos da Pátria, na Ilha do Bom Jesus, Baía de Guanabara.
Porém, durante a construção da obra de Bernardelli, os restos mortais do militar foram transferidos de lá e depositados em uma urna nos alicerces do monumento.
Manuel Luís Osório Data: 01/01/1868 Créditos/Fonte: Domínio público Marquês de Herval, aos 68 anos de idade
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln